sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dança afro

Nascida nos terreiros de candomblé, ritmada ao som dos atabaques e coreografada com movimentos expressivos de inspiração africana, a dança afro, como todas as artes, é fruto da necessidade de expressão do homem, logo, carrega características da natureza humana. "Reconheço como dança afro toda manifestação cultural negra presente no cenário brasileiro, desde as danças folclóricas à danças de rua como o break e a capoeira", explicou Vânia Oliveira, professora de dança.
O principal vínculo da dança com a cultura africana é expresso através das coreografias. Os passos são uma releitura dos movimentos feitos pelos orixás nos rituais de candomblé. Para Vânia, "cada movimentação é religiosidade, resistência, diversidade e manifestação cultural, que precisa ser valorizada e reconhecida como construtora da identidade do brasileiro".
Assim como a religião, a culinária e a música, a dança é um grande elemento de resistência da cultura africana. Através de movimentos sutis e estéticos, ela simboliza uma cultura pouco valorizada. Segundo Vânia, a sensibilização provocada pela dança possibilita um auto-conhecimento, uma reflexão, ensina a valorizar a própria cultura.

4 comentários:

  1. bem interesante o conteudo existente aqui ,hem só que para que estou fazendo pesquisas mais aprofundadas para o meu grupo de dança como tipos de passo usado e expresão tecnicas deixar u pouco a desejar por acaso vcs ñ teriam uma apostila sobre dança afro ai??? se tiverem e poderem envia para mim eu irei ficar muito grato meu email é eneiascapoeira@hotmail.com!!!! fuizzzzzzzzzzzzz abraços

    ResponderExcluir
  2. olá gostaria de um contato, estou com um projeto cultural na cidade onde moro e gostaria muito de conversar sobre isto.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber como faço para ter aulas de dança

    ResponderExcluir